Talvez poucos saibam, mas tudo influencia no timbre de uma guitarra. Desde a madeira, as tarraxas, a ponte, até o buraco P10 que você pluga o cabo, irá influenciar no timbre da guitarra.
Temos que ter em mente que na formação do timbre de uma guitarra, todos os componentes estarão sempre interagindo entre si e esta interação é, sem dúvida alguma, a chave para se conquistar uma melhor performance sonora da guitarra como um todo para alcançar um bom timbre.
Corpo da Guitarra
O corpo da guitarra pode ser considerado o centro do nosso esquema, pois é a parte do instrumento de maior massa e é também, uma espécie de “estrada sonora” por onde passa obrigatoriamente todo o som produzido pelas cordas a caminho da captação, tendo assim uma grande influência no timbre da guitarra.
A madeira que a guitarra carrega no corpo é fundamental para o o timbre final da guitarra. Diferentes madeiras irão determinar as diferentes maneiras de como o corpo irá receber as vibrações criadas pelas cordas. É muito grande a variedade de madeiras que se pode utilizar para a construção dos corpos de guitarras, cada uma delas possuindo suas próprias características sonoras. Pelo fato de funcionar como uma prancha sonora, devemos levar em consideração que diferentes formatos podem alterar de diversas maneiras a sonoridade de uma mesma madeira, por se tratar de mudanças em sua densidade e peso.
Braço da Guitarra
Tanto para a formação do timbre da guitarra quanto para a execução musical, é um componente fundamental. Juntamente com o corpo, ponte, escala e cordas, forma o conjunto de primeira importância para o timbre da guitarra.
Para uma boa execução musical é fundamental que se mantenha todos os seus aspectos originais de projeto, por isso existe um componente estrategicamente colocado dentro do próprio braço, o tensor, que é uma espécie de barra de ferro fina, que tenta melhor manter as características métricas do braço frente as tensões sofridas por ele pela tração das cordas, pancadas, mudanças climáticas e etc..
É importante ter em mente que, diferentes densidades e cortes alteram a maneira com que o braço manda o som para o corpo. De forma genérica materiais macios como, por exemplo, o mahogany (mogno), beneficiam a produção de um som mais encorpado é com mais volume final. Até porque possuem boas características no timbre da guitarra nesta região do instrumento. Outras madeiras mais duras, como por exemplo o maple, possuem um som mais nítido, claro e com um certo brilho, mas com menos massa final no que diz respeito ao volume do som. Tudo isso são elementos importantes que influenciam no timbre da guitarra.
Headstock
De forma geral o headstock da guitarra é uma continuação do braço, portanto é feito do mesmo material do mesmo. Isso manteria as mesmas características no timbre da guitarra. Além disso, há uma semi-interrupção no espaço entre o fim do braço e o começo do headstock, onde é colocado o nut ( pestana).
Na guitarra se pode encontrar dois tipos de headstock, uma reto e outro com inclinação para trás. Esta análise é muito importante pois ela dirá o quanto o headstock irá afetar o timbre da guitarra. Nas guitarras que possuem headstock reto, a pressão das cordas sobre o nut é mínima, pois podemos considerá-lo uma extensão do braço. Isso torna o som mais vivo, destacando certas frequências e atenuando outras, pela pressão neste ponto da corda – que formará certo tipo de vibração. Já em outras guitarras, podemos encontrar headstocks inclinados, que produzem maior pressão no nut e, por consequência, um sustain maior. As vibrações das cordas são dissipadas para o corpo do instrumento e não para a próprio headstock como acontece nos violões.
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